VOCÊ TAMBÉM É
RESPONSÁVEL
Márcio Miranda
No
tempo das vacas gordas, todos querem dividir as glorias. Até quem não tem
qualquer envolvimento com a situação se acha no direito de reivindicar uma
parte do premio. Mas, n tempo das vacas magras, quando as coisas não vão lá
muito bem e os objetivos não são atingidos, até mesmo os diretamente envolvidos
fogem das suas responsabilidades e olham para os lados procurando alguém com
quem dividir a culpa pelo fracasso.
Que as pessoas, qualquer que seja o setor e
cargo que ocupem na empresa se sintam responsáveis e comprometidas com os
resultados, isso é altamente favorável e recomendado. Aliás, essa deve ser a
postura adotada por quem tem consciência de que desenvolve um trabalho em
equipe. Agora, ver o circo pegar fogo e lavar as mãos tal qual Pilatos,
fingindo nada ter a ver com o incêndio de lamentável, é uma postura que não
mais condiz com a atual conjuntura, onde se alastra a consciência de que
ninguém chegara muito longe sozinho, sem o amparo de uma equipe.
Para ficar mais fácil, vamos orientar
nossa linha de raciocínio com um exemplo prático. Com certeza você deve atuar
na área de vendas de alguma empresa, não atua? Então diga quem, em sua opinião,
é responsável pelos resultados de vendas obtidos?
Você tem basicamente três maneiras de
responder a esta pergunta:
·
O
setor de vendas;
·
Os
setores diretamente envolvidos com os clientes, ou
·
Todos
os setores da empresa.
Cada uma das respostas demonstra o
quanto você e sua empresa trabalham em equipe e valorizam, ou não, a
participação dos demais setores. Nos meus frequentes contatos com empresas
tenho comprovado a presença de todas essas situações e, por incrível que
pareça, a primeira alternativa ainda aparece em proporção preocupante.
Por que será que isso acontece? Será
que:
·
O
ego inflado dos profissionais de vendas não lhes permite dividir as glorias com
os colegas?
·
O
pessoal de vendas não consegue visualizar a empresa como um todo?
·
A
participação dos profissionais da outras áreas só é visível quando acontece
alguma falha que afeta a qualidade da venda ou provoca reclamação por parte dos
clientes?
·
Os
colegas das outras áreas não se sentem incluídos no processo ou não reivindicam
o direito de participar da vida da empresa como um todo?
Tal como eu,
você já deve ter presenciado colegas de outros setores dizerem, com muita
convicção: “Eu não tenho nada a ver com isso. Os clientes não são meus, mas dos
vendedores!”.
Essa postura
comprova total “miopia empresarial”. Para facilitar a compreensão, vou usar um
exemplo da minha própria empresa. Quando vou desenvolver um novo produto, todos
os setores são envolvidos, participam da criação e são informados das suas
responsabilidades. Antes de tomar forma, a ideia é discutida inicialmente com o
pessoal de vendas, roteiristas, atores, produção, distribuição e logística. Do
que adianta ter uma ideia super criativa se os atores não podem desempenhar de
forma satisfatória, os roteiristas não conseguem desenvolver o tema e o pessoal
da produção não tem capacidade técnica para dar forma final ao produto? Traçar
objetivos de vendas é muito fácil. Mas serão eles atingidos se existir um
gargalho na distribuição e o pessoal de distribuição e logística não tem
possibilidade ou não esta motivado para fazer hora extra na hora de despachar
os pedidos?
Nas minhas
empresas a cultura do trabalho em equipe e o conceito de cliente interno já
estão tão impregnados que não sabemos fazer as coisas de outra forma. Cada
setor sabe que se não passara “bola redonda” para os setores que lhe são
clientes, todos acabarão sofrendo, inclusive o cliente final. E você sabe o que
isso provoca? Mais trabalho de todos para recuperar o prejuízo e reconquistar o
cliente que a esta altura já se debandou para o lado do concorrente.
Você deve estar
pensando no que pode fazer na sua empresa para mudara mentalidade do “eu não
tenho nada a ver com isso”, não esta? Então anote estas dicas:
·
Envolva
toda a empresa na conquista dos resultados. Da faxineira ao presidente, todos
são responsáveis. Você já imaginou o que pode acontecer ao paraquedista se o
auxiliar não embrulhar corretamente o paraquedas?
·
Faça
reuniões periódicas com os gerentes de todas as áreas envolvidas. Mostre-lhes
as suas dificuldades e ouça as deles. Juntos, encontrem as soluções. A sua
empresa poderá deixar de alcançar os objetivos se o departamento de compras
errar no cálculo e comprar uma quantidade de embalagens inferior a necessidade.
·
Convide
alguns colegas de outros setores para fazerem algumas visitas a clientes. Você
já pensou o que o operador de uma maquina, que passa a vida inteira dentro de
uma fabrica, conhece sobre os clientes? Na verdade, ele nem lembra que os
clientes existem. Alem de ajudar o operador a entender a forma como o produto
que ele fabrica é utilizado, aumentara a sua responsabilidade ao saber o que
poderá acontecer caso o produto venha a apresentar um defeito. Eu conheço um
fabricante de pneus de avião que leva os construtores de pneus para visitarem
um avião. Dessa forma eles conseguem entender o que poderá acontecer se um pneu
estourar durante uma aterrissagem. Você não imagina como eles se sentem
prestigiados e valorizados ao ver a importância do produto que constroem.
·
Faça
reuniões periódicas com os responsáveis dos setores envolvidos para discutir a
qualidade do produto e as possíveis reclamações que aconteceram no período. Se
a empresa ainda não tiver, defina “índices de reclamações” suportáveis para
cada produto. A perfeição é impossível de ser alcançada, mas com dedicação e
disciplina será possível chegar perto.
·
Seja
humilde. O pessoal de vendas costuma ser arrogante, alem de se achar a peça
principal do grande quebra cabeças que é uma empresa. Se prestar atenção, vai
ver que os colegas de outras áreas tem certo ciúme de você em função das
constantes viagens dos carrões, das roupas finas, comissões, almoços com
clientes, entre outras coisas. Você precisa da ajuda deles, não precisa? Então
controle o seu ego e prove, com seus atos, que não se acha superior a ninguém e
tudo isso faz parte do perfil da profissão. Pode acreditar na hora em que você
precisar de uma ajuda para solucionar um problema, a arrogância não vai ajudar
em nada.
Comece a usar
essas dicas e veja como as coisas melhoram. Integração deve ser sempre a
palavra de ordem. Traga todas as pessoas para a sua causa. Não perca nenhuma
oportunidade de mostrar-lhes que elas também são responsáveis.
Marcio Miranda é
palestrantes especializado em negociação e vendas.
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